Mundo

Índia: pelo menos 27 pessoas morrem esmagadas em encontro religioso, anuncia o governo

Evento hindu foi realizado no norte do país

Foto: Marco BELLO / AFP
Apoie Siga-nos no

Ao menos 27 pessoas morreram esmagadas pela multidão durante uma manifestação religiosa hindu no norte da Índia, disse um funcionário dos serviços médicos nesta terça-feira (2).

“Temos 27 corpos até agora (…) e os corpos continuam chegando”, disse à AFP Ram Mohan Tiwari, alto funcionário dos serviços médicos no estado de Uttar Pradesh.

Uma grande multidão havia se reunido para celebrar a divindade hindu Shiva na cidade de Hathras, cerca de 140 quilômetros a sudeste de Nova Délhi.

Segundo o médico Umesh Kumar Tripathi, os mortos são 25 mulheres e dois homens.

“Muitas pessoas feridas também foram internadas”, disse ele aos repórteres. “O principal motivo é um tumulto durante um evento religioso”.

Acidentes fatais são comuns em grandes celebrações religiosas na Índia. Em 2016, pelo menos 112 pessoas morreram em uma explosão provocada por fogos de artifício em um templo onde se celebrava o ano novo hindu, no estado de Kerala.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo