Mundo

Israel evacua cidade após confrontos na fronteira com o Líbano

Kiryat Shmona, de 25.000 habitantes, fica em uma região que registra grande tensão desde o ataque do Hamas a Israel

Registro de 15 de outubro de 2023 mostra a fumaça em uma área da fronteira sul do Líbano, após um ataque do Hezbollah. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

As autoridades israelenses anunciaram planos para evacuar nesta sexta-feira (20) a cidade de Kiryat Shmona, na região norte, após dias de confrontos com o Hezbollah na fronteira com o Líbano.
“O comando norte informou o prefeito da cidade sobre a decisão. O plano será executado pelas autoridades locais, o ministério do Turismo e o ministério da Defesa”, afirmou o Exército em um comunicado.
Kiryat Shmona, de 25.000 habitantes, fica em uma região que registra grande tensão desde o ataque executado pelo movimento islamista palestino Hamas em 7 de outubro em território israelense.
O ataque matou 1.400 pessoas, a maioria civis. Desde então, o Exército israelense está em alerta na fronteira norte do país para impedir uma possível ofensiva do movimento libanês pró-Irã Hezbollah.
Desde 7 de outubro, os confrontos na fronteira entre Israel e Líbano deixaram quase 20 mortos, em sua maioria combatentes, além de um jornalista da agência Reuters e dois civis.
Do lado israelense, ao menos três pessoas morreram.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo