Mundo

Joe Biden escolhe Kamala Harris como vice na chapa contra Trump

Senadora será primeira mulher negra a disputar em uma chapa presidencial nos EUA

(Foto: Brendan Smialowski / AFP)
Apoie Siga-nos no

O candidato democrata às eleições presidenciais dos Estados Unidos, Joe Biden, escolheu a senadora Kamala Harris como sua parceira de chapa nesta terça-feira 11.

O anúncio foi feito pelas redes sociais do democrata. “Eu tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris – uma lutadora pelas minorias, e uma das mais competentes servidoras públicas do país – como minha parceira de campanha”, escreveu.

Se o democrata ganhar a eleição em novembro, Kamala será a primeira mulher e primeira negra a exercer o papel de vice-presidente dos Estados Unidos. Biden e Harris serão oficializados como os candidatos na próxima semana, durante a convenção nacional do partido democrata. Neste ano, o evento será feito virtualmente devido à pandemia de coronavírus.

Ambos enfrentarão o atual presidente americano, Donald Trump, e seu vice, Mike Pence.

Harris chegou a ser pré-candidata pelo partido Democrata, mas desistiu da corrida presidencial ainda em dezembro de 2019. Ela endossou apoio a Biden em março de 2020 – “Biden serviu nosso país [EUA] com dignidade e precisamos dele mais do que nunca” -, quando o ex-vice de Barack Obama ainda estava na disputa pelos delegados democratas com o senador socialista Bernie Sanders.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo