Cultura

Morreu a atriz Louise Fletcher, ganhadora de um Oscar

Artista ficou conhecida por seu papel como a enfermeira ‘Ratched’ em ‘Um Estranho no Ninho’

A atriz Louise Fletcher. Foto: Vince Bucci/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP
Apoie Siga-nos no

Louise Fletcher,  atriz americana que ganhou um Oscar em 1976 por seu papel como a enfermeira “Ratched” em Um Estranho no Ninho, morreu, aos 88 anos, no sul da França, informou sua família à AFP neste sábado.

A atriz “morreu em paz, em sua residência na França, cercada de sua família”, informaram parentes.

Embora fosse mais conhecida por sua interpretação da enfermeira má, Louise teve uma carreira que durou mais de seis décadas, com inúmeras aparições em programas de televisão.

Teve um papel na série de televisão Star Trek: Deep Space Nine e ganhou indicações ao Emmy por suas atuações em Picket Fences e Joan of Arcadia em 1996 e 2004, respectivamente.

Nascida em 1934, em Birmingham, Alabama, filha de pais com deficiência auditiva, Louise Fletcher lhes agradeceu na linguagem dos sinais por seu apoio, ao receber o Oscar.

A atriz, cuja última aparição nas telas foi como estrela convidada na série da Netflix “Girlboss”, deixa dois filhos, segundo a imprensa americana.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo