Mundo

assine e leia

Os futuros czares

Na “Davos” russa, filhos dos líderes políticos e dos magnatas começam a dar as cartas

Segredo de polichinelo. Putin (segundo da direita para a esquerda) não reconhece em público a filha Maria Vorontsova – Imagem: Sergey Otroshko/SPIEF 24 e Olga Maltseva/AFP
Apoie Siga-nos no

No principal fórum econômico de Vladimir Putin, apelidado de “Davos russo” e realizado anualmente na cidade natal do presidente, São Petersburgo, duas mulheres falaram longamente. Suas identidades eram um segredo aberto, mas ninguém ousava dizê-lo em voz alta: eram as filhas de Putin.

A mais velha, Maria Vorontsova, 39 anos, cientista especializada em investigação genética, presidiu uma discussão no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo sobre “Bioeconomia”. No mesmo dia, Katerina ­Tikhonova, 37 anos, executiva de tecnologia e dançarina de rock’n’roll acrobático, falou com orgulho sobre o papel da indústria de defesa para garantir a soberania tecnológica da Rússia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo