Mundo

Policial acusado de matar George Floyd é preso nos EUA

Derek Chauvin foi visto pressionando seu joelho contra o pescoço de Floyd

Policial foi flagrado se ajoelhando em pescoço de homem nos Estados Unidos. Foto: AFP PHOTO/Facebook/Darnella FRAZIER
Apoie Siga-nos no

O policial acusado de matar o afro-americano desarmado George Floyd na cidade americana de Minneapolis foi preso, informou uma autoridade estadual nesta sexta-feira 29.

Derek Chauvin, que foi visto em um vídeo pressionando seu joelho contra o pescoço de Floyd, que estava algemado, por pelo menos cinco minutos na segunda-feira 25, foi preso nesta sexta-feira, disse John Harrington, comissário do Departamento de Segurança Pública de Minnesota.

“Acabei de receber informações de Andrew Evans, superintendente do Departamento de Apreensão Criminal, de que o policial identificado como Derek Chauvin, envolvido na morte de Floyd, foi preso pela BCA”, disse Harrington a repórteres.

A abordagem a Floyd foi filmada por 10 minutos e transmitida ao vivo no Facebook Live. O detido reclama por minutos sobre não conseguir respirar e estar sentindo dor, enquanto o policial diz para ele permanecer calmo. Um segundo policial teme que os pedestres acabem se aproximando, ao começarem a repreendê-los por perceber que Floyd não se mexia mais e parecia estar inconsciente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo