Mundo

Presidente do Chile anuncia abertura de embaixada na Palestina

Chile e Palestina estabeleceram uma estreita relação desde a migração de palestinos que começou no século XX

Foto: Marcelo Segura / Chilean Presidency / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do Chile, Gabriel Boric, informou na noite de quarta-feira que durante seu governo abrirá uma embaixada na Palestina, anúncio que fez durante uma cerimônia de Natal com a comunidade palestina no Chile, a maior fora do mundo árabe.

“Uma das decisões que temos como governo, acho que não tínhamos tornado público, estou me arriscando com isso, é que vamos elevar o caráter de nossa representação oficial na Palestina. Vamos abrir uma embaixada para o nosso governo”, disse Boric.

O Chile conta com um Escritório de Representação perante a Autoridade Nacional Palestina na cidade de Ramallah, inaugurado em abril de 1998. Enquanto isso, a Palestina conta atualmente com uma embaixada em Santiago.

Chile e Palestina estabeleceram uma estreita relação desde a migração de palestinos que começou no século XX e que atualmente ultrapassa 300.000 pessoas, tornando-se a maior colônia árabe fora do Oriente Médio e também convivendo com uma influente comunidade judaica composta por cerca de 30.000 membros.

Em 2011, o Chile reconheceu a Palestina como Estado e posteriormente apoiou sua entrada na Unesco.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo