Mundo

assine e leia

QG em ruínas

A cidade de Kherson, sob escombros, vira o centro da prometida contraofensiva ucraniana

Expectativa. Destruída pelas tropas russas, a cidade às portas do Donbas espera a reação do exército ucraniano – Imagem: Dina Pletenchuk/AFP
Apoie Siga-nos no

O preço da libertação é alto. No vilarejo de Posad-Pokrovske, no sul da Ucrânia, lugar que esteve na linha de frente da guerra, quase todas as casas foram danificadas por bombardeios. Diante de uma igreja pintada de azul, o padre Viktor Kravchuk, 61 anos, estendeu lençóis, colchas e roupas que recolheu de sua casa em ruínas para arejar em frente a um pequeno cemitério, um emaranhado de lilases floridos.

Mykola Barkov, um voluntário, ajuda Kravchuk a limpar uma sala em ruínas com o teto caído e quebrado, onde, antes da guerra, o padre realizava as ­reuniões do grupo da igreja. Kravchuk conta a história da vila. Descreve a breve ocupação russa no início da guerra, e diz que, depois de os russos terem sido expulsos, o lugarejo tornou-se uma posição de linha de frente para os soldados ucranianos, que foram atingidos por projéteis inimigos durante meses.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo