Mundo

Rússia diz ter repelido ataque de drones a uma refinaria de petróleo

A Rússia disse na quinta-feira que neutralizou nove drones sobre a Crimeia

Soldados ucranianos em Bakhmut. Foto: Aris Messinis / AFP
Apoie Siga-nos no

A Rússia afirmou neste sábado (17) que repeliu um ataque de drones ucranianos lançado contra uma refinaria de petróleo na região de Briansk, que faz fronteira com a Ucrânia.

“Os sistemas de defesa aérea russos no distrito de Novozibkov repeliram um ataque das forças ucranianas à refinaria de petróleo Druzhba à noite”, escreveu o governador da região de Briansk, Alexander Bogomaz, no Telegram.

“Graças ao profissionalismo dos nossos militares (…), três drones foram destruídos”, disse.

Os ataques de drones contra o território russo e a península da Crimeia, anexada por Moscou em 2014, se multiplicaram nas últimas semanas após o anúncio de uma contraofensiva por parte da Ucrânia.

Em 9 de junho, três pessoas ficaram feridas quando um drone atingiu um prédio residencial na cidade russa de Voronezh, a cerca de 200 quilômetros da fronteira ucraniana.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo