Mundo

Rússia reivindica a tomada de outras duas cidades na Ucrânia

A Rússia vem ganhando terreno há meses após o fracasso da contraofensiva ucraniana

Foto: Vyacheslav Prokofyev / POOL / AFP
Apoie Siga-nos no

A Rússia afirmou, nesta segunda-feira (1º), que tomou mais duas cidades na Ucrânia, depois de reivindicar vários avanços no fim de semana, aproveitando o fato de as forças de Kiev enfrentarem falta de munições e tropas.

No seu relatório diário, o Ministério da Defesa russo indicou que as suas tropas tomaram a cidade de Novopokrovske, na região de Donetsk, no leste, e a cidade de Stepova Novoselivka, em Kharkiv, no nordeste.

No fim de semana, o Exército russo assumiu a responsabilidade pela tomada de mais três cidades, incluindo Shumi, perto da cidade mineradora de Toretsk, em Donetsk.

A Rússia vem ganhando terreno há meses após o fracasso da contraofensiva ucraniana há um ano e depois que as forças de Kiev perderam Avdiivka, em Donetsk, em fevereiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo