Mundo

Taiwan ‘nunca foi um país’ e ‘nunca será’, diz chanceler chinês

Declaração ocorre após eleição em Taiwan ter candidato pró-independência como vencedor

O chefe da diplomacia chinesa, Wang Yi. Foto: Angelos Tzortzinis/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, disse neste domingo 14 que Taiwan “nunca” foi e nunca será um país, depois de os eleitores da ilha desafiarem as advertências de Pequim e elegerem o candidato pró-independência Lai Ching-te como presidente.

“Taiwan nunca foi um país. Não foi no passado e certamente não será no futuro”, declarou o chanceler em entrevista coletiva ao lado de seu homólogo egípcio, Sameh Shoukry, no Cairo.

“Se alguém na ilha de Taiwan pensa em buscar a independência, estará (…) tentando dividir a China e, sem dúvida, será duramente punido, tanto pela história quanto pela lei”, advertiu Wang Yi na mesma coletiva.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo