Mundo

“Ucrânia é uma cena de crime”, afirma procurador do TPI

A Rússia nega qualquer responsabilidade nas mortes e o presidente Vladimir Putin afirma que os relatos sobre soldados russos que atiram contra civis são “falsos”

Voluntários carregam corpos de ucranianos mortos em Bucha. Foto: RONALDO SCHEMIDT / AFP
Apoie Siga-nos no

O procurador do Tribunal Penal Internacional (CPI), o britânico Karim Khan, afirmou nesta quarta-feira que a Ucrânia é uma “cena de crime”, durante uma visita à cidade de Bucha, perto de Kiev.

“A Ucrânia é uma cena de crime. Estamos aqui porque temos motivos razoáveis para acreditar que crimes que estão dentro da jurisdição do tribunal estão sendo cometidos. Temos que atravessar a névoa da guerra para chegar à verdade”, disse Khan à imprensa durante a visita à cidade, onde foram encontrados centenas de corpos após a ocupação russa.

Ele também informou que uma equipe forense do TPI pretende trabalhar para que “realmente consigamos separar a verdade da ficção”.

“Temos que manter a mente aberta e temos que seguir as evidências”, acrescentou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo