Mundo

assine e leia

Zona de exclusão

Líderes europeus querem barrar a entrada de turistas russos em represália à invasão da Ucrânia

Kallas, premier da Estônia, defende a punição - Imagem: Michael Kuhlmann/Presidência da Estônia
Apoie Siga-nos no

Milhares de russos foram para a Europa Ocidental com vistos de curto prazo, desde que seu ­país invadiu a Ucrânia. Alguns desejavam fugir da repressão, mas no verão muitos turistas apenas queriam ir para a praia. Agora, alguns políticos europeus pedem o fim dos vistos de curto prazo que permitem aos russos passar férias na União Europeia, enquanto a guerra na Ucrânia continua.

Países como Ucrânia, Estônia, Letônia, Finlândia e República Tcheca pediram à UE a limitação ou o bloqueio dos vistos Schengen para os russos, em protesto contra a invasão da Ucrânia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo