Arthur Chioro

Ex-ministro da Saúde

Opinião

assine e leia

A ousadia da Hemobrás*

Criada do zero na Zona da Mata pernambucana, a empresa tornou-se importante para o País, tanto em termos tecnológicos quanto financeiros

Retaguarda. A pandemia foi um alerta à dependência externa. A Hemobrás terá sua capacidade ampliada. O ministro Rui Costa aposta nas PPPs – Imagem: Walterson Rosa/MS, Henrique Raynal/Casa Civil e Cristine Rochol/SMS/Prefeitura de Porto Alegre
Apoie Siga-nos no

Este espaço tem sido reiteradamente utilizado para destacar conquistas do Sistema Único de Saúde, como o caso do SAMU, do Programa Nacional de Imunizações, da Farmácia Popular ou do Brasil Sorridente, que, após 20 anos de funcionamento, fazem parte do dia a dia de milhões de brasileiros.

Na mesma época em que essas políticas foram implantadas, ainda durante o primeiro governo Lula, outra importante ação começava a sair do papel: a criação da Hemobrás, a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia. Uma iniciativa extremamente ousada, liderada pelo senador Humberto Costa, ministro da Saúde da época, de cuja equipe tivemos a honra de participar.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

10s