Afonsinho

Médico e ex-jogador de futebol brasileiro

Opinião

assine e leia

O passeio do Atlético

A vitória do time mineiro no Brasileirão chama atenção para uma questão cada vez mais premente no futebol: ser ou não ser empresa

Apoie Siga-nos no

Vamos nos aproximando do fim do ano e do calendário esportivo, que, apesar das novas ameaças pandêmicas, vai fechar no prazo previsto – algo que não foi possível na temporada anterior. As disputas vão chegando ao fim trazendo alegria para os campeões e classificados, além de preocupação para os que não conseguirem se livrar das últimas posições. A perspectiva das festas de fim de ano vai servir de alento, tempo de refazer.

Entre os motivos para a alegria está a Seleção Brasileira feminina, que conquistou, na semana passada, o Torneio Internacional de Futebol Feminino, com vitória por 2 a 0 diante do Chile, na Arena da Amazônia. O ponto alto da conquista foi a homenagem a Miraildes Maciel Mota, a Formiga, em sua despedida. A grande jogadora é um marco na evolução do futebol feminino no Brasil. Formiga, com a exuberância da sua vitalidade, é o fulcro das gerações que vieram construindo a história do nosso futebol feminino.

Este texto não representa, necessariamente, a opinião de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo