Política

Após depoimento de Palocci, Lula volta a encarar Moro

Ex-presidente prestará novos esclarecimentos ao juiz responsável pela Lava Jato em Curitiba, agora sobre caso de terreno em São Bernardo

O petista volta a encarar o magistrado que o condenou a 9 anos e meio de prisão
Apoie Siga-nos no

Após ser condenado a nove anos e meio de prisão por Sérgio Moro no processo relativo ao tríplex do Guarujá, Lula volta a encarar o juiz responsável pela Lava Jato em Curitiba em novo depoimento. O ex-presidente prestará esclarecimentos sobre a acusação de ter recebido propina na forma de um terreno em São Bernardo, onde seria erguida a sede do Instituto Lula, e de uma cobertura vizinha à atual residência do ex-presidente.

O depoimento ocorre uma semana após Antonio Palocci implicar o ex-presidente. Segundo o ex-ministro, as denúncias contra Lula no caso “são verdadeiras”. De acordo com o Ministério Público Federal, a Odebrecht pagou 12,4 milhões pelo terreno com recursos indevidos. A obra não foi executada. Conforme a acusação, Lula teria recebido como vantagem indevida um apartamento vizinho ao que mora. 

Além de Lula, está previsto para esta quarta 13 o interrogatório de Branislav Kontic, ex-assessor de Palocci. Os três são réus no processo, que também inclui Marcelo Odebrecht, herdeiro do grupo empresarial, Paulo Melo, ex-diretor da empreiteira, Glaucos da Costamarques, dono do apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo, e Roberto Teixeira, advogado e amigo do petista.

O depoimento desta quarta-feira 13 tem início previsto para as 14h na sala de audiências 2 da Justiça Federal do Paraná. Os vídeos do encontro entre Lula e Moro devem estar disponíveis ao público à noite. A expectativa é de que cerca de 2,5 mil cidadãos e 40 ônibus desloquem-se para a capital paranaense.

Às vésperas do primeiro depoimento de Lula a Moro, realizado em maio, a concentração foi maior, com uma caravana de 200 ônibus. Lula deve chegar a Curitiba de carro. No depoimento anterior, foi de avião à capital paranaense.

Leia também:
Lula é denunciado por corrupção passiva na Zelotes; leia a íntegra
Palocci fala em “pacto de sangue” de Lula com a Odebrecht
Lula continuará sem um julgamento justo?

Assim como no primeiro depoimento, a audiência será registrada em duas câmeras, uma focada em Lula, a outra posicionada na lateral da sala, que registrará o juiz e o ex-presidente em um mesmo quadro.

No depoimento, Lula deve ser questionado por Moro a respeito das acusações feitas por Palocci contra o ex-presidente. O ex-ministro, atualmente preso em Curitiba, afirmou na quarta-feira 6 que o terreno em São Bernardo seria parte de um suposto “pacote de propinas” da Odebrecht destinado ao ex-mandatário petista. Na ocasião, o ex-ministro afirmou que Lula fez um “pacto de sangue” com Emílio Odebrecht. Segundo a narrativa, o empreiteiro reservou 300 milhões de reais ao ex-presidente para “atividades políticas”.

A Moro, Palocci narrou que, após a eleição de Dilma Rousseff, Emílio Odebrecht procurou Lula, pois o empresário dizia estar “em pânico” com a eleição da sucessora do ex-presidente. Ainda segundo o ex-ministro, a apreensão se devia a rusgas entre a empreiteira e a petista, quando esta era chefe da Casa Civil. Em episódio citado por Palocci, Dilma atuou para a Odebrecht não comandar o conjunto de obras das usinas de Santo Antonio e Jirau.

Palocci menciona duas supostas reuniões entre Lula e Emílio Odebrecht nas quais teria sido acertado o “pacote de propinas”, mas afirma que não estava presente em ambas. Na primeira, Emílio teria oferecido o terreno para o instituto Lula, o sítio para uso da família do ex-presidente e uma reserva de 300 milhões para o petista. No segundo encontro, narra Palocci, Emílio encontrou-se com Lula e Dilma. O ex-presidente teria pedido a sua sucessora que “preservasse” a relação do governo com a Odebrecht.

Palocci alegou ainda ter aconselhado o ex-presidente a receber o terreno onde seria sediado o Instituto Lula como doação formal, ou ‘revestida de formalidade’.

A defesa de Lula afirmou que Palocci mudou sua versão “em busca da delação”. “O depoimento de Palocci é contraditório com outros depoimentos de testemunhas, réus, delatores da Odebrecht e com as provas apresentadas. Preso e sob pressão, Palocci negocia com o MP acordo de delação que exige que se justifiquem acusações falsas e sem provas contra Lula”, afirma Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente.

Em nota, o Instituto Lula comparou a postura de Palocci com a de Léo Pinheiro, que também mudou sua versão no caso tríplex ao incriminar o petista. Segundo o instituto, “não há nada no processo ou no depoimento de Palocci” a indicar que o terreno foi comprado com recursos desviados da Petrobras, motivo aludido para o caso estar sendo julgado por Moro.

A nota lembra ainda que Glauco da Costa Marques afirmou em seu depoimento ser o proprietário do imóvel vizinho ao da residência do ex-presidente e ter contrato de aluguel com a família de Lula. O réu diz estar recebendo o aluguel. 

Por problemas de saúde, Roberto Teixeira, advogado de Lula em processos da Lava Jato, terá seu depoimento colhido em 20 de setembro. 

Será a primeira vez que Lula e Moro estarão frente a frente desde a condenação do petista por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, relativas ao caso do tríplex no Guarujá. Em julho, Lula foi condenado por supostamente se beneficiar de recursos desviados para a compra e a reforma do imóvel.

A pena imposta por Moro foi de seis anos de reclusão por corrupção passiva e três anos e meio por lavagem de dinheiro. O petista foi absolvido, porém, da acusação de ter se beneficiado irregularmente do transporte e armazenamento de seu acervo presidencial. Neste momento, Lula recorre da decisão no Tribunal Regional Federal da 4ª região.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar