Política

Após fala de Mourão, Sheherazade adere à campanha contra Bolsonaro

Vice de candidato do PSL disse que famílias pobres “sem pai e avô” são “fábricas de desajustados”. Jornalista diz ter sido criada por mãe e avó

Sheherazade lembrou que foi criada "por mãe e avó", em resposta a Mourão
Apoie Siga-nos no

Uma declaração do general Mourão, candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), foi a gota d’água para a jornalista Rachel Sheherazade, conhecida por seus posicionamentos conservadores e contra os direitos humanos.

Leia também:
Como Dom Pedro I, Mourão quer Constituição “digna dele próprio”
“Se Bolsonaro ganhar, choro e saio da política”, declara Ciro

Na segunda-feira 17, Mourão superou-se ao afirmar que famílias pobres “sem pai e avô”, mas com mãe e avó, são “fábricas de desajustados” que fornecem mão de obra ao tráfico de drogas. Foi a senha para Sheherazade publicar uma postagem em seu Twitter com hashtag #elenão, usada por opositores de Bolsonaro nestas eleições.

No Brasil, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com base no Censo Escolar de 2011, 5,5 milhões de crianças não têm o nome do pai em seus documentos.

“Sou mulher. Crio dois filhos sozinha. Fui criada por minha mãe e minha avó. Não. Não somos criminosas. Somos heroínas! #elenao”, escreveu a jornalista.

Em 2014, a jornalista chamou a atenção ao criticar os “defensores dos direitos humanos” que condenaram o fato de um grupo de jovens ter detido um suposto assaltante e o deixado nu amarrado a um poste. “Leva pra casa”, declarou, para a alegria da direita mais raivosa.

Os apoiadores de Bolsonaro que a seguem nas redes sociais lembraram que ela já trocou palavras carinhosas com o candidato do PSL. Em 2015, o então deputado afirmou que a jornalista era “uma das poucas profissionais” que cumpriam “o papel imparcial do jornalismo brasileiro”. Sheherazade respondeu na ocasião. “Obrigada deputado! Mantenha-se firme também! Deus o abençoe e a seus filhos”.

Neste ano, a jornalista já tinha feito declarações contra Bolsonaro, ao equipará-lo a Lula, a quem sempre critica. “Bolsonaro e Lula: os ‘opostos’ cada vez mais parecidos’, escreveu

Criticada por apoiadores de Bolsonaro ao se posicionar contra o candidato nesta terça-feira 18, Sheherazade afirmou: “Pare de se iludir e tentar encobrir todas as atrocidades do seu candidato. Faça um exame de consciência e veja se é esse clima de ódio que vc deseja para o nosso país. Abraços!”

Ela respondeu também um comentário que ironizava seu suposto “apoio à esquerda”. “Isso não é um apoio aos comunistas. É um repúdio aos fascistas.”

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.