CartaExpressa

‘Bolsonaro envergonhou o Brasil no cenário internacional’, diz CEO da Eurasia

‘Quando Bolsonaro fica encurralado, quando se sente na defensiva e as coisas desandam, ele acaba fazendo coisas idiotas’

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O CEO e fundador da Eurasia, Ian Bremmer, avalia que “é certamente verdade que [Jair] Bolsonaro envergonhou o Brasil no cenário internacional”.

Em entrevista à GloboNews, o responsável pela principal consultoria de risco político dos Estados Unidos afirmou ainda que é possível comparar Bolsonaro ao ex-presidente americano Donald Trump.

“Bolsonaro pode ser o seu próprio maior inimigo, assim como Trump. Sabemos que quando Bolsonaro fica encurralado, quando se sente na defensiva e as coisas desandam, ele acaba fazendo coisas idiotas”, declarou Bremmer.

A comparação com Trump também acende um alerta, segundo o consultor, de que Bolsonaro pode seguir os passos do norte-americano e não reconhecer uma derrota nas eleições de 2022. O consultor pondera, no entanto, que as instituições tendem a frear qualquer estratégia antidemocrática de contestação do resultado eleitoral.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo