Política

CNBB condena ‘manipulação religiosa’ e critica quem dissemina fake news nas eleições

‘É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade’, destacaram os bispos em um comunicado

Foto: Reprodução Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil divulgou nesta sexta-feira 2 um comunicado em defesa de eleições pacíficas e com críticas ao que chama de manipulação religiosa e à divulgação de informações falsas.

“É motivo de preocupação a manipulação religiosa e a disseminação de fake news que têm o poder de desestruturar a harmonia entre pessoas, povos e culturas, colocando em risco a democracia”, aponta o documento. “A manipulação religiosa, protagonizada por políticos e religiosos, desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com o Evangelho e com a verdade”.

O texto, elaborado durante a 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ainda condena as manifestações favoráveis a uma ruptura democrática e reforça o apoio às instituições e à legitimidade do processo eleitoral.

“Tentativas de ruptura da ordem institucional, veladas ou explícitas, buscam colocar em xeque a lisura desse processo, bem como, a conquista irrevogável do voto”, acrescenta o comunicado.” Pelo seu exercício responsável e consciente, a população tem a capacidade de refazer caminhos, corrigir equívocos e reafirmar valores. Reiteramos nosso apoio incondicional às instituições da República, responsáveis pela legitimação do processo e dos resultados das eleições”.

Os signatários pedem também que a sociedade participe do processo eleitoral e que escolha candidatos comprometidos com o bem comum, a justiça social, a defesa integral da vida, da família e da Casa Comum.

Leia o texto completo:

Mensagem-da-CNBB-ao-povo-brasileiro-sobre-o-momento-atual-2-de-setembro-2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo