Política

Comitê recomenda aprovação de José Mauro Coelho para presidência da Petrobras

Assembleia de acionistas em que será votada a indicação acontecerá nesta quarta

Sede da estatal Petrobras. Foto: Arquivo/Agência Brasil FOTO: AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

O Comitê de Pessoas da Petrobras, que analisa os indicados para o Conselho de Administração da companhia, recomendou que a assembleia de acionistas aprove o nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da empresa. O comitê avalia que ele preenche os requisitos necessários para o cargo.

A assembleia será nesta quarta-feira.

José Mauro foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia (MME). Seu nome foi a solução costurada em 24 horas pelo governo, após a trapalhada envolvendo as indicações de Adriano Pires e de Rodolfo Landim para os cargos de presidente da Petrobras e presidente do Conselho da companhia, respectivamente.

Ambos seriam barrados pelo Comitê de Pessoas, segundo fontes a par das análises, devido a conflitos de interesse. Pires é consultor e presta serviços para empresas que são concorrentes da estatal e também para algumas que têm discussões legais em curso com a empresa.

Landim tem relações com o empresário baiano Carlos Suarez, dono de empresas de gás, que discute negócios com a Petrobras na Justiça.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo