Comitiva brasileira nos EUA alerta para ameaças de Bolsonaro às eleições

Grupo de organizações da sociedade civil faz série de encontros para debater o processo eleitoral brasileiro nesta semana

Preparations are made prior to a dress rehearsal for the 59th inaugural ceremony for President-elect Joe Biden and Vice President-elect Kamala Harris at the US Capitol on January 18, 2021 in Washington, DC. - The Inauguration is scheduled for January 20, 2021. (Photo by Patrick Semansky / POOL / AFP)

Apoie Siga-nos no

Uma comitiva com representantes de 18 organizações da sociedade civil participará de uma série de reuniões com o Departamento de Estado americano, deputados, senadores e representantes sindicais nesta semana para discutir o contexto eleitoral brasileiro. 

A intenção do grupo é alertar para os riscos dos ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e pedir para que os Estados Unidos reconheçam imediatamente o resultado do pleito brasileiro. 

“A ida desta delegação da sociedade civil aos Estados Unidos nos dará a oportunidade de dialogar com atores institucionais e sociais que recentemente passaram por processos e contextos muito parecidos com o que vivemos atualmente no Brasil. E também temos o objetivo de firmar apoios para que a comunidade internacional reconheça imediatamente os resultados das urnas nas eleições deste ano”, avalia Flávia Pellegrino, secretária executiva do Pacto pela Democracia.

Na terça-feira 26, o grupo será recebido pelo Departamento de Estado americano e pela Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados. Na sexta-feira 29, há uma reunião marcada com o deputado democrata Jamie Raskin, um dos coordenadores da Comissão Parlamentar que investiga a participação do ex-presidente Donald Trump na invasão do Capitólio em 6 de janeiro de 2021. 

Os encontros acontecem uma semana após a reunião de Bolsonaro com embaixadores de diversos países em que o presidente voltou a fazer ilações sobre fraude eleitoral.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.