Congresso Nacional aprova o Plano Plurianual 2024-2027

Deputados e senadores também chancelaram projetos que abrem créditos de 634,8 milhões de reais

O deputado Bohn Gass (PT-RS). Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Apoie Siga-nos no

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira 14 o Plano Plurianual 2024-2027,  projeto que apresenta o planejamento do governo para os próximos quatro anos.

O PPA orienta a elaboração dos orçamentos anuais. O texto do governo chegou ao Legislativo com 13,3 trilhões de reais distribuídos em 88 programas nos eixos social, econômico e institucional.

O relator, deputado Bohn Gass (PT-RS), criou um anexo para incluir propostas de investimentos feitas pelos parlamentares. Essas ações, porém, dependem da destinação de recursos de emendas nos orçamentos anuais.

Hemobrás

O Congresso também aprovou sete projetos que abrem créditos no Orçamento de 2023, no valor de 634,8 milhões de reais.

O maior crédito aprovado destina 393 milhões de reais para o aumento da participação da União no capital da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia, a Hemobrás. O objetivo é concluir a construção da fábrica de hemoderivados.

Outro crédito, de 129,9 milhões de reais, busca atender despesas com os pagamentos extraordinários feitos a servidores do INSS que trabalham para reduzir a fila de segurados à espera de benefícios.


Outros créditos

Os demais projetos aprovados na sessão desta quinta foram:

  • PLN 14/23: abre crédito suplementar de 25,9 milhões de reais para os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar; e das Mulheres. A maior parte dos recursos vai para a manutenção e o funcionamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear e para cooperação internacional;
  • PLN 16/23: abre crédito suplementar de 11,6 milhões de reais. O crédito será usado pela Justiça Federal, pelo Ministério Público da União e pelo Conselho Nacional do Ministério Público;
  • PLN 17/23: abre crédito especial de 4,2 milhões de reais em favor de obras da Justiça Federal e Justiça Eleitoral;
  • PLN 20/23: abre crédito suplementar de 19,5 milhões de reais para a Autoridade Portuária de Santos e para a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias.
  • PLN 34/23: abre crédito especial de 50,8 milhões de reais para obras e aquisições do Poder Judiciário.

(Com informações da Agência Câmara)

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.