Política

Deputado vai ao TCU contra Bolsonaro por suposto uso indevido do cartão corporativo

Ivan Valente (PSOL) destaca que o ex-presidente gerava custo médio de 100 mil reais aos cofres públicos a cada viagem a lazer

O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Ivan Valente (PSOL) entrou com uma representação no Tribunal de Contas da União contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta do uso do cartão corporativo em benefício próprio.

Nas motociatas com participação do ex-presidente, o parlamentar destaca que houve altos custos envolvendo hospedagem de servidores públicos, além de consumo.

“Toda vez que Jair Bolsonaro decidia viajar a lazer ou passear de moto por capitais do País ele gerava um custo médio de 100 mil [reais] para os cofres públicos”, destaca o parlamentar. “As despesas reveladas no extrato do cartão corporativo em benefício próprio revelam-se exorbitantes, desproporcionais e fora da razoabilidade, colidindo frontalmente com o princípio da moralidade, conforme previsto no artigo 37 da nossa Constituição Federal”.

O deputado pede ainda que sejam adotadas medidas para “verificar a legalidade, legitimidade, moralidade, economicidade e razoabilidade” dos gastos de Bolsonaro.

Leia o documento:

REPRESENTACAO_TCU_BOLSONARO_CARTAO_CORPORATIVO

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo