CartaExpressa

Dino autoriza uso da Força Nacional na Esplanada após protestos bolsonaristas

No Distrito Federal, o acampamento de manifestantes recebeu um novo fluxo de participantes

O ministro da Justiça, Flávio Dino. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro da Justiça Flávio Dino autorizou o uso da Força Nacional de sábado 7 até segunda-feira 9 para garantir a proteção da Esplanada dos Ministérios. A decisão ocorre após convocações de protestos bolsonaristas contra a posse de Lula (PT).

No Distrito Federal, o acampamento de manifestantes recebeu um novo fluxo de participantes após o esvaziamento durante a semana e as primeiras operações de desmonte realizada pelas policias locais.

Nas redes sociais, o ministro afirma que adotou a medida “em face de ameaças veiculadas contra a democracia”. A portaria assinada por ele determina o emprego da Força Nacional de Segurança Pública para auxiliar na proteção da ordem e do patrimônio público e privado.

No sábado o ministro já havia informado que definiria novas providências sobre os atos antidemocráticos e que “pequenos grupos extremistas não vão mandar no Brasil”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo