Política

Em meio a novas imagens, chefe do GSI apresenta atestado e falta em audiência sobre 8 de Janeiro

Gonçalves Dias era o responsável pela segurança do Palácio do Planalto no dia dos atos golpistas

O general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, conhecido como 'G.Dias'. Foto: Divulgação/Exército
Apoie Siga-nos no

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Gonçalves Dias, apresentou um atestado alegando motivos de saúde e faltou ao depoimento na Comissão de Segurança Pública na Câmara dos Deputados.

O general da reserva, responsável pela segurança do Palácio do Planalto, seria ouvido sobre as ações do GSI durante os ataques do dia 8 de Janeiro que invadiram e depredaram os prédios dos Três Poderes por manifestantes golpistas, em Brasília.

No documento apresentado à Comissão, Dias alegou que sofreu um “quadro clínico agudo e com necessidade de medicação e observação”.

O general fez parte da segurança pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante os dois primeiros mandatos do petista.

A Comissão de Segurança Pública da Câmara está sendo comandada por bolsonaristas e tem sido usada para pressionar os ministro indicados pelo governo Lula.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo