Política

Em vídeo, Lula culpa Bolsonaro por inflação no País

Segundo o ex-presidente, a alta taxa é resultado do desmonte da Companhia Nacional de Abastecimento

Lula e Jair Bolsonaro. Fotos: Ricardo Stuckert e Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou em suas redes sociais, neste sábado 16, um vídeo em que culpa o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela alta taxa de inflação no País. 

Segundo o petista, o desmonte da Companhia Nacional de Abastecimento e a falta de estoque regulador, impossibilitaram a interferência do estado nos preços dos alimentos. 

O mecanismo permitira ao governo estocar alimentos excedentes de grandes safras e disponibilizar de forma gradual quando o preço dos alimentos disparassem, aumentando a oferta e consequentemente, diminuindo os preços. 

A inflação no Brasil bateu novo recorde em março, a mais alta taxa para o mês desde 1994, quando da criação do Plano Real. O resultado é ainda maior do que o esperado por especialistas. 

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo