Política

Entidades cobram que Rodrigo Garcia libere gratuidade no metrô, trem e ônibus intermunicipal na eleição em SP

A capital paulista, até agora, conta apenas com ônibus municipais liberados na data do 2º turno

O governador Rodrigo Garcia (PSDB). Foto: GOVSP
Apoie Siga-nos no

Mais de 200 entidades assinaram uma carta que cobra o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), a liberação da gratuidade de transporte em trens, metrô e ônibus intermunicipais, no dia da votação do 2º turno, em 30 de outubro, na capital paulista. O documento deve ser entregue na sexta-feira 27.

O prefeito do município de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), já havia autorizado o passe livre nos ônibus municipais. Para que os outros transportes sejam liberados, a autorização depende de Rodrigo Garcia.

A iniciativa foi articulada pelas organizações Rede Nossa São Paulo, Fundação Tide Setúbal e Instituto Pólis.

O texto destaca que o percentual de abstenção na capital paulista no 1º turno foi maior que a média nacional e alcançou 21,62%. Entre os argumentos, estão a taxa de desemprego em 8,7%, a alta na inflação e a busca dos eleitores para endereços de moradias com custos mais acessíveis.

De acordo com a Campanha Passe Livre pela Democracia, pelo menos 237 municípios brasileiros terão transporte gratuito no dia da eleição. Todas as capitais terão ônibus gratuitos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo