Política

Executiva Nacional do PSOL aprova federação com a Rede Sustentabilidade

Os partidos chegaram a um acordo no qual os filiados estarão liberados para apoiar candidatos diferentes na disputa pelo Palácio do Planalto

Apoie Siga-nos no

A Executiva Nacional do PSOL aprovou nesta quarta-feira 30 a formação de uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade. A união vale para as eleições de outubro e para os próximos quatro anos.

Agora, decisão precisa ser ratificada pelo Diretório Nacional do partido, em uma reunião virtual no próximo dia 18 de abril.

“A Rede tem sido um partido aliado na luta contra Bolsonaro na Câmara dos Deputados. Junto com o PSOL, faz o combate à ofensiva reacionária contra os direitos sociais, o meio ambiente e a soberania nacional”, diz trecho da resolução.

A federação aprovará uma resolução sobre política de alianças que deve ser aplicada em todos os estados, vetando partidos que compõem a base de apoio ao governo Jair Bolsonaro.

O acerto, porém, é informal: não vai constar no estatuto da federação, que, pela legislação, tem de contemplar as disputas regionais.

Enquanto o PSOL  pretende subir no palanque de Lula (PT), algumas das principais lideranças da Rede estarão com Ciro Gomes (PDT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo