Política

Flávio Bolsonaro registra B.O. contra Ivan Valente, que rebate: ‘Indecente e ridículo. O cerco está se estreitando’

MP vai investigar condições de um empréstimo do BRB ao filho do presidente Jair Bolsonaro; deputado do PSOL aponta tentativa de intimidação

Flávio Bolsonaro e Ivan Valente. Fotos: Pedro França/Agência Senado e Divulgação
Apoie Siga-nos no

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) registrou nesta terça-feira 6 um boletim de ocorrência contra o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), que entrou com uma representação no Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios para investigar a concessão de um empréstimo de um banco público, o Banco de Brasília, para o filho do presidente Jair Bolsonaro comprar uma mansão em Brasília. O MP abriu a apuração nesta segunda-feira 5.

A mansão custou 6 milhões de reais, dos quais 3,1 milhões foram financiados pelo BRB. O pagamento será realizado em 360 parcelas, com uma taxa de juros de 3,71% ao ano, além da variação da inflação.

A mansão de Flávio fica no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, e foi vendida como a ‘melhor vista da cidade da suíte master’. O imóvel tem 1,1 mil m², com quatro suítes amplas, academia, piscina e spa com aquecimento solar. Apesar de ter sido comprada em Brasília, foi registrada em um cartório de Brazlândia, na zona rural do Distrito Federal.

No documento, Flávio diz que Ivan e outros parlamentares do PSOL adotaram um modus operandi contra a família Bolsonaro. “É uma prática constante com o único objetivo de tentar incriminá-los de forma fraudulenta via o uso do aparato estatal e ao mesmo tempo produzirem um tsunami midiático permanente em desfavor da família Bolsonaro em verdadeira perseguição política obsessiva”, afirmou.

Em contato com CartaCapital, Valente classificou o B.O. como “indecente e ridículo”.

“Inclusive colocar no boletim de ocorrência que eu sou sabedor da inocência dele. Poxa vida, eu sou sabedor da inocência dele, um sujeito que tem tantos crimes nas costas?”.

“Se ele quisesse fazer um B.O., deveria fazer contra o Ministério Público do Distrito Federal, que acatou a denúncia como consistente e abriu a investigação. Eu sou um agente público, que vejo uma possível irregularidade e peço para investigar. Se o MP aceita a investigação, é porque viu algo consistente. É uma manobra que mostra uma tentativa de intimidação e um grande incômodo, porque o cerco à corrupção da família Bolsonaro está se estreitando”, acrescentou.

Segundo Valente, Flávio “quer perseguir opositores”.

“Eu sou um opositor à barbárie, ao genocídio que está sendo feito no Brasil pelo Bolsonaro. É uma tentativa de perseguição política com ele se fazendo de perseguido, o que é mais uma fake news”.

O valor da mansão é três vezes maior que o total de bens declarados por Flávio à Justiça Eleitoral em 2018 (1,7 milhão de reais). No mês passado, o ‘Zero Um’ afirmou que, além do financiamento do BRB, obteve dinheiro com a venda de um imóvel no Rio, embora não haja registro em cartório dessa negociação. O salário bruto de Flávio como senador é de 33,7 mil reais. Com os descontos, cai para 24,9 mil.

O caso será investigado pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social, que quer saber se o empréstimo se deu fora das condições regulares do banco.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo