Política

FSB: Lula lidera com 41% e venceria qualquer adversário no segundo turno

No primeiro turno, Bolsonaro aparece com 34% e Ciro Gomes tem 7%

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) lidera a disputa pela vaga no Palácio do Planalto com 41% das intenções de voto no primeiro turno, segundo o novo levantamento do instituto FSB Pesquisa, divulgado nesta segunda-feira 8. O resultado mostra ainda o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 34% e Ciro Gomes (PDT) com 7%.

Além dos três primeiros colocados, a pesquisa mostra que Simone Tebet (MDB) segue com pouca tração eleitoral, tendo registrado apenas 3% da preferência dos eleitores brasileiros. O resultado a coloca em empate técnico com André Janones (Avante), que tinha 2%, mas desistiu da disputa para apoiar Lula, Eymael (PSC), que tem 1%, e Pablo Marçal (PROS), que também somou 1% dos votos.

Os dados divulgados nesta segunda-feira revelam um achatamento na distância entre Lula e Bolsonaro a dois meses das eleições. Na pesquisa anterior, a diferença das intenções de voto do petista para o ex-capitão era de 13 pontos percentuais.

Liderança espontânea

O instituto também monitorou as indicações de voto de forma espontânea, quando não são apresentadas opções aos entrevistados. Novamente, Lula aparece na liderança, com 38% das indicações de voto, ante 31% de Bolsonaro.

Neste cenário, Ciro Gomes e Simone Tebet são os únicos outros mencionados de forma mais significativa. O pedetista soma 3% das menções espontâneas e a senadora 1%. Todos os demais citados, juntos, somam apenas 2%. Em comparação com a pesquisa anterior, os resultados oscilaram dentro da margem de erro.

Vitória em segundo turno

O ex-presidente Lula também aparece em vantagem em todos os cenários de segundo turno pesquisados pelo FSB. No principal deles, quando é confrontado com Bolsonaro, o petista soma 51%, superando os 39% em favor do ex-capitão. Assim como na sondagem de primeiro turno, a distância entre os dois caiu desde o último levantamento.

Na disputa com os demais adversários, Lula amplia a vantagem. Contra Ciro, o ex-presidente marca 47% das indicações dos eleitores, ante 32% do pedetista. Já em uma disputa direta com Simone Tebet, Lula venceria por 50% a 29%.

O instituto ainda mediu a preferência dos eleitores em dois eventuais cenários de segundo turno sem a presença de Lula. No primeiro deles, Bolsonaro contra Ciro, o ex-capitão seria derrotado por uma diferença de 7 pontos percentuais (48% a 41%). Já no confronto com Tebet, o ex-capitão se sairia melhor e venceria a senadora por 44% a 40%.

A pesquisa desta segunda-feira foi contratada pelo banco BTG Pactual e contou com 2 mil entrevistas realizadas entre os dias 5 e 7 de agosto. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. No Tribunal Superior Eleitoral o registro da pesquisa é o BR-08028/2022.

Confira a íntegra do levantamento:

pesquisabtg-8ago-2022

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo