Política

Ibope: Bolsonaro tem 28%; Haddad chega a 19% e Ciro mantém 11%

Pesquisa mostra crescimento significativo do petista, que tinha 8% no levantamento anterior

O trio lidera a disputa presidencial
Apoie Siga-nos no

Jair Bolsonaro, candidato à Presidência pelo PSL, chegou a 28% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira 18. No levantamento anterior feito pelo instituto, revelado há uma semana, o capitão reformado do Exército registrou 26%. Ele oscilou dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais. 

Leia também:
Quem são os bolsonaristas convictos?
CNT/MDA: Bolsonaro vai a 28,2%; Haddad tem 17,6% e Ciro, 10,8%

Fernando Haddad, do PT, isolou-se na segunda posição com 19%, segundo o Ibope. No levantamento anterior, ele tinha 8% e estava empatado tecnicamente com Marina Silva e Geraldo Alckmin. Já Ciro Gomes, do PDT, registrou 11% e manteve a mesma pontuação da última pesquisa do instituto. 

Geraldo Alckmin, do PSDB, oscilou negativamente para 7% dos votos (tinha 9%). Marina Silva, da Rede, caiu para 6% (também tinha 9%). 

O instituto também mediu a rejeição dos candidatos. Bolsonaro oscilou de 41% para 42% na comparação com o levantamento anterior. A rejeição a Haddad subiu de 23% para 29%. Já Ciro tem 19% de rejeição, número inferior ao de Marina (26%) e Alckmin (20%). 

Nas simulações de segundo turno, Haddad e Bolsonaro estão empatados, com 40% cada. Ciro, de acordo com o Ibope, perdeu fôlego na disputa com Bolsonaro em um eventual segundo turno. O pedetista tinha 44%, contra 33% do ex-capitão do Exército há uma semana. Hoje, ele tem 40%, contra 39%, e está tecnicamente empatado com o candidato do PSL. 

 

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo