Política

Ibope: Jair Bolsonaro tem 57% dos votos válidos, e Haddad, 43%

Em relação ao eleitorado total, candidato do PSL oscilou de 52% para 50%. Petista manteve-se estável

Bolsonaro segue à frente de Haddad, segundo Ibope
Apoie Siga-nos no

Nova pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira 23 indica que Jair Bolsonaro, do PSL, tem 57% dos votos válidos na disputa ao Planalto. Fernando Haddad, do PT, registrou 43%. No levantamento anterior, o capitão reformado do Exército tinha 59%, contra 41% do petista. 

A vantagem do candidato do PSL sobre Haddad caiu, portanto, de 18 para 14 pontos percentuais.

A margem de erro da pesquisa é dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 3.010 eleitores entre o domingo 21 e esta terça-feira 23.  

Leia também:
Bolsonaro ataca políticas para negros, mulheres, gays e nordestinos: ‘coitadismo’
Haddad cita Geraldo Azevedo e acusa Mourão de tortura; músico diz que errou

Em relação ao eleitorado total, Bolsonaro registra 50% dos votos, contra 37% de Haddad. Brancos e nulos somam 10%. Outros 3% estão indecisos ou preferiram não responder. 

Os dados indicam que Bolsonaro perdeu dois pontos para os indecisos e os brancos e nulos. Ele tinha 52% na semana passada, enquanto Haddad registrava os mesmos 37% que tem agora. 

A pesquisa revela também que a rejeição a Bolsonaro cresceu cinco pontos. A porcentagem de eleitores que não votariam de forma alguma no candidato do PSL foi de 35% a 40%. Já a rejeição de Haddad caiu de 47% para 41%.  

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar