Política

Imóvel que Tarcísio registrou como domicílio eleitoral em SP era ocupado por sobrinho

O ex-ministro da Infraestrutura transferiu seu título de eleitor para São Paulo em janeiro

O ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas. Foto: EBC Créditos: EBC
Apoie Siga-nos no

O apartamento que o candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) registrou como domicílio eleitoral no estado era na verdade ocupado por um sobrinho dele.

É o que mostra uma apuração do portal UOL.

O ex-ministro de Jair Bolsonaro (PL) precisou alugar imóvel para justificar sua candidatura no estado. Logo após a locação, entretanto, o apartamento foi emprestado para filho do locatário. 

O uso do bem pela família do proprietário, e não pelo político, reforça a hipótese de tentativa de ludibriar a Justiça Eleitoral.

O apartamento, localizado em São José dos Campos, é de propriedade de Maurício Pozzobon, marido da irmã da esposa do ex-ministro. 

O cunhado, que também tem passagem pelas Forças Armadas, atualmente cuida da gestão administrativa da campanha de Tarcísio ao Palácio dos Bandeirantes. 

Conforme o contrato de locação, o valor mensal de aluguel acertado entre as partes é de 1.185 mil reais. 

Ao UOL, a assessoria de Tarcísio se recusou a apresentar documentos sobre a locação, bem como sobre o pagamentos dos aluguéis. 

O ex-ministro da Infraestrutura transferiu seu título de eleitor para São Paulo em janeiro.

A impugnação da candidatura de Tarcísio pelo estado foi analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que deferiu o registro da chapa. 

Ao ser intimado da decisão da Justiça Eleitoral em março, no endereço cadastrado no título de eleitor, quem recebeu o oficial de Justiça no imóvel foi Fernanda, esposa de Maurício, proprietário do apartamento. 

“Compareci e fui recebido pela moradora do imóvel e cunhada de Tarcísio Gomes de Freitas, que recebeu o ofício e se comprometeu a repassá-lo ao sr. Tarcísio. Ela me disse que ele está morando em Brasília-DF, mas que sempre vem para São José dos Campos”, registrou o oficial de promotoria de diligências, em documento assinado por Fernanda.

Apesar de o ex-ministro morar em Brasília, as contas de consumo do apartamento permaneceram altas, segundo a reportagem, o que pode significar haver pessoas morando no local. 

A conta de energia, até julho era paga em débito automático da conta bancária de Maurício, conforme afirma o portal. 

Tarcísio é natural do Rio de Janeiro e vivia em Brasília até ser escalado por Jair Bolsonaro (PL) para concorrer ao pleito em São Paulo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo