Política

Líder do PT identifica ameaça a Lula e aciona o STF contra Zé Trovão

Zeca Dirceu se baseia em uma publicação do deputado de extrema-direita nas redes sociais

O deputado bolsonarista Zé Trovão. Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PT-PR), protocolou uma representação no Supremo Tribunal Federal contra o deputado Zé Trovão (PL-SC) por supostamente ameaçar o presidente Lula (PT).

Dirceu defende a abertura de uma investigação a partir de publicações do bolsonarista nas redes sociais. O líder petista acusa o deputado de manipular um trecho de uma declaração de Lula sobre seu desejo “de que todos os brasileiros tenham pelo menos um prato de comida todo santo dia”. O objetivo de Trovão seria incitar ódio e violência entre seus seguidores.

Segundo Dirceu, o deputado de extrema-direita usou recortes do discurso do presidente durante o lançamento do Programa de Ação na Segurança.

“Prestou atenção no que que esse cara acabou de falar? Ele está relativando (SIC) comum, pequenos furtos, dizendo que as pessoas roubam mercados, roubam farmácias, porque elas estão numa situação difícil. Não! Ô, Lula, seu bandido, seu ladrão! Você é um bandido, um ladrão! Descondenado, que a Justiça nesse Brasil que não vale nada, te deu salvo conduto pra você sentar numa cadeira presidencial hoje. Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão“, disse, em publicação nas redes.

“Localiza-se nas falas do deputado a referência ao presidente da República diversas vezes como ‘bandido’, seguido pelos dizeres de que lugar de bandido é ‘no caixão’ ou ‘morto’. Trata-se de evidente ameaça, incitação e apologia à morte do Chefe do Executivo“, argumenta Dirceu. “Em flagrante violência arbitrária, certamente confiante no cargo parlamentar que exerce, normaliza um discurso de ódio, em apologia à morte de pessoas.”

Além do pedido de investigação criminal contra Zé Trovão, o líder do PT pede a adoção de medidas para interromper a veiculação da postagem nas plataformas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo