Política

Ministério Público mira Aécio e reabre ação sobre aeroporto de Cláudio

Para o procurador Eduardo Nepomuceno, nova interceptação telefônica aponta uso indevido do bem público em benefício particular do senador

O aeroporto volta a atormentar o senador
Apoie Siga-nos no

Aécio Neves teve pouco tempo para comemorar o pedido de arquivamento feito pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, de um inquérito que investigava o pagamento de propina ao tucano no esquema de Furnas. Poucas horas depois, o Ministério Público de Minas Gerais anunciou a reabertura da investigação sobre irregularidades no uso do aeroporto de Cláudio, no interior do estado.

O inquérito, aberto em 2009 e arquivado em 2015 por falta de provas, investigava um suposto superfaturamento na construção do aeroporto público, que fica em  uma região na qual a família Neves possui uma fazenda. Uma nova conversa telefônica, travada entre Frederico Pacheco, primo de Aécio, e um interlocutor não identificado, levou o promotor Eduardo Nepomuceno a solicitar a reabertura da investigação.

Leia também:
“Se Bolsonaro ganhar, choro e saio da política”, afirma Ciro

No diálogo, o interlocutor pergunta a Pacheco se alguém poderia abrir o portão do aeroporto, dando a entender que o bem público na verdade seria usado para atender aos interesses particulares do senador e família. “Se o Duda tá descendo no avião, alguém vai abrir o portão para ele ou não?” Pacheco responde: “Sim, já deve ter aberto”.

O interlocutor prossegue: “E quem é essa benção de pessoa?”. O primo do senador responde: “Deve ser o segurança do Aécio”.

Em entrevista ao jornal O Tempo, o advogado Alberto Toron, advogado do tucano, que desistiu de tentar a reeleição ao Senado e concorre a uma vaga de deputado federal, classificou de “despropositada e indevida” a reabertura do inquérito. Toron disse que a defesa vai questionar no Conselho Nacional do Ministério Público as “arbitrariedades” de Nepomuceno.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo