Política

Na CPI, Osmar Terra repete fake news de que o STF tirou de Bolsonaro o ‘poder de decidir’

‘Bolsonaro não teve a caneta na mão’, disse o deputado; trata-se de uma das informações falsas mais reproduzidas por bolsonaristas

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro da Cidadania de Jair Bolsonaro, reproduziu em seu depoimento à CPI da Covid, nesta terça-feira 22, uma das informações falsas mais compartilhadas pelos bolsonaristas: a de que o Supremo Tribunal Federal teria proibido o presidente da República de atuar no combate à pandemia.

“Genocida? Nosso presidente não teve poder de decidir nada, não teve a caneta na mão”, disse Terra. Posteriormente, insistiu na estratégia ao ser questionado sobre como conduziria o enfrentamento à Covid-19. “Eu procuraria restabelecer o direito do presidente da República de interferir na política que está sendo na prática levada junto à população”, respondeu.

Ao contrário do que afirma o deputado, porém, o STF não proibiu Bolsonaro de tomar atitudes na pandemia. A Corte julgou, no início da crise sanitária, três ações em que reafirmou que governadores e prefeitos têm autonomia para montar planos locais de ação, incluindo o fechamento de comércio. E ressaltou que todas as esferas do Poder Público devem participar do combate à Covid-19.

“É letra expressa da Constituição Federal: cumpre à União, a Estados, municípios e ao Distrito Federal cuidar da Saúde e legislar sobre a saúde”, declarou o ministro Marco Aurélio Mello em junho do ano passado ao refutar alegações de Bolsonaro.

Também em junho, ao criticar a condução do enfrentamento ao coronavírus no País, a ministra Cármen Lúcia reforçou: “O que o Supremo disse é que a responsabilidade é dos três níveis [federativos] — e não é hierarquia, porque na federação não há hierarquia — para estabelecer condições necessárias, de acordo com o que cientistas e médicos estão dizendo que é necessário, junto com governadores, junto com prefeitos. Acho muito difícil superar [a pandemia] com esse descompasso, com esse desgoverno”.

Nesta terça, Terra foi contestado no ato pelo presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). “Não tem mentira maior de dizer que o STF tirou poder do presidente. Isso é a maior mentira que existe”, disse o senador.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo