‘Não há hipótese de se repetir’, diz interventor no DF sobre novos atos de bolsonaristas

A declaração ocorre em meio à ameaça de novas manifestações criminosas promovidas por apoiadores de Bolsonaro

Ricardo Cappelli. Foto: Reprodução

Apoie Siga-nos no

O interventor federal na segurança do Distrito Federal, Ricardo Cappelli, disse nesta quarta-feira 11 que todo o efetivo de segurança pública está mobilizado para evitar a repetição de atos terroristas como vistos no domingo 8.

A declaração ocorre em meio à ameaça de novas manifestações criminosas promovidas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Queremos tranquilizar população”, afirmou em entrevista coletiva. “Nunca mais a capital federal verá o que aconteceu. Temos total apoio do efetivo, das corporações, dos homens de segurança do DF, que têm compromisso com a República e estado democrático de direito”.

De acordo com Capelli, o que mudou de domingo para cá na prevenção não foram os agentes de segurança, mas sim o comando.

“Os homens da PM são os mesmos que conduziram operação exemplar na posse de Lula”, declarou. “No domingo, o secretário de Segurança Pública [Anderson Torres] estava nos Estados Unidos. Segurança pública se faz com liderança e comando”.

Cappelli disse ainda esperar que as manifestações marcadas para hoje sejam pacíficas. “Se for assim, não há problema algum”, reforçou. “Nossa intenção é manter a paz, a tranquilidade. Direito a livre manifestação não se confunde com atentado terrorista e ataque a instituições”.


Mais cedo, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou que as autoridades públicas impeçam qualquer tentativa de bloqueio de vias públicas ou rodovias.

A decisão do magistrado também veta bloqueios ou invasões que interrompam o tráfego em prédios públicos ou o acesso a esses edifícios sob pena de aplicação de multa de 20 mil reais a pessoas físicas e 100 mil reais a pessoas jurídicas.

 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.