CartaExpressa

O currículo de Esther Dweck, nomeada para o Ministério da Gestão de Lula

Ex-assessorado Ministério do Planejamento no governo Dilma, a economista tem experiência em pesquisas sobre o setor público

A economista Esther Dweck. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a economista Esther Dweck para chefiar o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, uma das 37 pastas do seu novo governo.

Dweck havia atuado no Grupo de Trabalho sobre Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição.

Professora associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Dweck tem doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela instituição, com período-sanduíche na Scuola Superiore Sant’Anna di Studi, na Itália.

Além disso, é coordenadora do Grupo de Pesquisa em Economia do Setor Público da UFRJ e tem experiência de pesquisas sobre regime fiscal, participação do Estado e crescimento liderado pela demanda.

Entre 2011 e 2014, a professora atuou no cargo de chefe da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Nos dois anos seguintes, foi Secretária de Orçamento Federal da pasta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo