Política

Paraná Pesquisas: em Curitiba, Dallagnol perde para ex-prefeito na espontânea

O instituto apresentou cenários para primeiro e segundo turno na capital paranaense

O deputado Luciano Ducci (PSB-PR) lidera corrida para prefeitura de Curitiba. Foto: Reprodução/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O instituto Paraná Pesquisas divulgou, nesta quinta-feira 14, pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Curitiba (PR), cuja eleição acontece no ano que vem. O levantamento mostrou, entre outros pontos, o baixo índice de adesão aos nomes do deputado cassado Deltan Dallagnol e da sua mulher, Fernanda Dallagnol, ambos do partido NOVO.

Deltan foi citado pelos entrevistados na pesquisa espontânea. Ou seja, na modalidade de pesquisa cujos nomes dos deputados não são apresentados. Nesse caso, Deltan obteve 0,6% das menções, ficando atrás de nomes como Luciano Ducci (1,2%), Ney Leprevost (1,3%) e Eduardo Pimentel (2,5%). 

A pesquisa espontânea é liderada pelo atual prefeito da capital paranaense, Rafael Greca (PSD-PR), com 11,4%. Destaque para o fato de que 75,9% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam na pesquisa espontânea. 

No caso da pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são apresentados -, a Paraná Pesquisa traçou quatro cenários. Os números são os seguintes.

Cenário 1

Luciano Ducci – 16,2%

Ney Leprevost – 16%

Beto Richa – 13,5%

Eduardo Pimentel – 12,5%

Paulo Martins – 8,4%

Maria Victoria – 5,6% 

Goura – 5,1%

Fernanda Dallagnol – 4,7%

Carol Dartora – 2,8%

Luizão Goulart – 2,7%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 7,9%

Não sabe/ Não respondeu – 4,5%

Cenário 2

Luciano Ducci – 22,1%

Ney Leprevost – 19,6%

Eduardo Pimentel – 15,9%

Paulo Martins – 10,8%

Goura – 7,3%

Fernanda Dallagnol – 6,9%

Luizão Goulart – 3,4%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 8,8%

Não sabe/ Não respondeu – 5,2%

Cenário 3 

Luciano Ducci – 25,2%

Ney Leprevost – 21,2%

Eduardo Pimentel – 16,7%

Paulo Martins – 11,1%

Fernanda Dallagnol – 8,4%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 10,9%

Não sabe/ Não respondeu – 6,5%

Cenário 4 

Luciano Ducci – 27,1%

Ney Leprevost – 23,1%

Eduardo Pimentel – 19,9%

Maria Victoria – 9%

Nenhum/ Branco/ Nulo – 13,7%

Não sabe/ Não respondeu – 7,2%

Por fim, a pesquisa buscou captar as intenções dos eleitores em eventual segundo turno em Curitiba. O instituto simulou três cenários diferentes, alternando os nomes dos três principais candidatos: Luciano Ducci, Eduardo Pimentel e Ney Leprevost.

No primeiro cenário, Ducci obteve 44% das intenções dos entrevistados, enquanto Pimentel ficou com 31,7%. Já em eventual segundo turno entre Ney Leprevost e Eduardo Pimentel, o primeiro obteve 41,8% das respostas, enquanto o segundo ficou com 32,4%. O terceiro cenário aponta Luciano Ducci com 40,4% e Ney Leprevost com 35,1%.

A pesquisa foi realizada com 845 eleitores de Curitiba, por meio de entrevistas feitas entre 10 e 12 de dezembro. A margem de erro é de 3,4 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo