Política

PDT de Ciro Gomes anuncia ‘apoio crítico’ a Haddad

O pedetista tinha adiantado que, no segundo turno, era “ele não, sem dúvida”

O partido diz que o apoio é "para evitar a vitória das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil"
Apoie Siga-nos no

O PDT de Ciro Gomes anunciou nesta quarta-feira 10 que dará um “apoio crítico” a Fernando Haddad, do PT. Segundo nota da legenda, o objetivo é “evitar a vitórias das forças mais reacionárias e atrasadas do Brasil e a derrocada da Democracia”. Ciro ainda não se manifestou sobre o acordo.

Leia também:
‘Vamos repetir o êxito do Ceará no Brasil’, diz Haddad em aceno a Ciro
Ciro Gomes, sobre segundo turno: “Ele não, sem dúvida”

Após ficar em terceiro lugar no primeiro turno, com pouco mais de 12% dos votos válidos, Ciro garantiu que era “ele não, sem dúvida“. “Uma coisa eu posso adiantar: minha história de vida é em defesa da democracia e contra o ‘fascismo'”, garantiu o pedetista, que não chegou a verbalizar o apoio a Haddad na ocasião.

Em aceno ao pedetista, o candidato do PT disse querer ter Ciro ao seu lado e lembrou a união entre os partidos no Ceará, onde seu colega de partido Camilo Santana foi reeleito.

“Um abraço ao Ciro Gomes, que teve uma votação expressiva no Ceará. É um democrata, que já declarou que vai lutar contra o fascismo, portanto é uma voz muito respeitada no Pais, e queremos tê-lo ao lado”, disse o petista na terça-feira 9.

Ao lado de Santana, governador do PT e aliado de longa data de Ciro e Cid Gomes no estado nordestino, Haddad lembrou que os petistas e o PDT governam juntos no Ceará. “Vamos repetir o êxito do Ceará no Brasil”, garantiu.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo