CartaExpressa

PF cumpre busca e apreensão na casa de Ibaneis e de ex-secretário de Segurança do DF

Ambos são investigados no inquérito que apura as condutas de autoridades públicas durante a invasão das sedes dos Três Poderes por bolsonaristas, em 8 de janeiro

Governador do DF, Ibaneis Rocha.
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal realizou, nesta sexta-feira 20, uma operação de busca e apreensão na casa do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). A ação foi acompanhada pela Procuradoria-Geral da República.

Além da residência do emedebista, a PF cumpriu um mandado na sede do governo do DF, no Palácio do Buriti, em Brasília. 

A operação também efetuou busca em imóveis ligados ao ex-secretário-executivo de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Souza Oliveira. 

Os dois são investigados no procedimento que apura se houve omissão na conduta de autoridades na invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro. 

As medidas buscam recolher evidências que ajudem a esclarecer se houve falha na contenção e nas ações para evitar o vandalismo causado pelos terroristas. 

Por meio das redes sociais, Ibaneis afirmou que a operação mostrará sua “completa inocência em relação aos lamentáveis fatos do último dia 8 de janeiro”. Disse também que sempre colaborou com as investigações.

“Mantenho a fé em nosso sistema Judiciário e a certeza de que tudo restará esclarecido. Estou afastado do Distrito Federal exatamente para que o trabalho dos policiais e da Justiça transcorra sem qualquer óbice, sempre à disposição para novos esclarecimentos”, emendou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo