Por todos os lados

Da economia à articulação política, o governo enfrenta percalços e perde terreno na disputa com a oposição

Guerra fria. Arthur Lira volta a ameaçar o Executivo. Lula não gostou da afronta do deputado – Imagem: Zeca Ribeiro/Ag. Câmara e Ricardo Stuckert/PR

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O Palácio do Planalto anunciará na quarta-feira 24 o resultado de uma licitação destinada a selecionar quatro empresas de comunicação digital. Os escolhidos terão duas missões, e no fim das contas o objetivo é fazer a posição do governo a respeito de certos temas chegar à maior quantidade de cidadãos. Uma das tarefas será preparar, a partir do monitoramento das redes sociais, um diagnóstico acurado e rápido sobre o humor da população em assuntos que afetem a imagem de Lula e sua equipe, para que o Executivo possa reagir em momentos quentes no debate público. Uma forma de reação será pagar pelo aumento da circulação de conteúdos oficiais, o chamado impulsionamento.

A outra missão será proporcionar um canal direto com grupos específicos. O presidente Lula tem feito, neste ano, lances de comunicação segmentada. Em eventos, usou e mostrou meias com o símbolo do Corinthians, o time do coração, e com o rosto de Frida Kahlo, falecida pintora mexicana ícone do feminismo. Com o futuro serviço digital, o governo poderá, entre outras iniciativas, enviar mensagens de celular (via ­WhatsApp ou SMS) a beneficiários do Bolsa Família para informá-los sobre direitos. Entre estes, a possibilidade de retirar de graça 40 remédios em farmácias populares e o de que seus filhos matriculados no ensino médio recebam um “pé-de-meia” (uma bolsa) para não largarem a escola.

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2 comentários

PAULO SERGIO CORDEIRO SANTOS 21 de abril de 2024 05h52
O terreno é movediço para o governo Lula e o presidente precisa superar o seu próprio governo. O país avançou desde que Lula assumiu mas alguns percalços provocados pelo presidente da Câmara Arthur Lira e o presidente do Banco Central além de uma certa inflação aliado a uma rejeição herdada do eleitorado disparatado bolsonarista que é sempre do contra faz com que o presidente governe pisando em ovos. Com a habilidade que lhe é peculiar, Lula irá reforçar sua popularidade juntamente com um trabalho de marketing junto às redes sociais e na televisão. Seus adversários são temporários, o governo é permanente e certamente chegará a 2026 com muito mais prestígio e popularidade.
CESAR AUGUSTO HULSENDEGER 21 de abril de 2024 13h19
Até que enfim os comandantes do PT acordaram para a força das redes sociais! O PT sempre foi avesso ao uso massivo da TI em função do trauma em relação à informatização da atividade econômica iniciada nos bancos em meados dos anos 80, que afetou a força dos sindicatos de bancários. Além de ainda não ter superado aquela visão romântica do panfletarismo nas esquinas, que criou e fortaleceu uma base sólida para o partido, panfletarismo que migrou para as redes sociais. Só que alguns “históricos” do PT não conseguem aceitar isso. Foi-se embora o tempo do “Em Tempo” e outros jornais de protesto. A batalha agora se trava no Tik-Tok, no Insta, no X, no “zap”… Aliás, como os bolsonaristas bem sabem…

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