Senado aprova indicações de Lula para o STJ; conheça os novos ministros

Antes de passarem pelo plenário da Casa Alta, as escolhas do presidente foram chanceladas pela Comissão de Constituição e Justiça

Daniela Teixeira, Teodoro Silva e Afrânio Vilela: os três indicados de Lula ao STJ. Fotos: Divulgação

Apoie Siga-nos no

O Senado aprovou nesta quarta-feira 25 as três indicações do presidente Lula (PT) para ministros do Superior Tribunal de Justiça.

Horas antes, Daniela TeixeiraTeodoro Silva e José Afrânio Vilela passaram por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça e também foram avalizados pelo colegiado.

O STJ é composto por 33 ministros: um terço deve ser escolhido entre desembargadores federais, um terço entre desembargadores de Justiça e um terço entre advogados e membros do Ministério Público.

Conheça os novos ministros:

  • Daniela Teixeira

A advogada de 51 anos foi indicada por Lula para ocupar a vaga destinada a membros da OAB. Ela é de Brasília e já ocupou a vice-presidência da entidade de classe. A sua formação é focada em direito empresarial. Ela foi a mais votada em uma lista de seis membros apresentada pela OAB ao presidente. No STJ, Daniela substituirá o ministro Felix Fischer, que se aposentou.

  • Teodoro Silva

A indicação de Teodoro Silva preenche uma das vagas destinadas aos membros dos tribunais de Justiça dos estados. Ele é desembargador no Ceará e já ocupou o cargo de corregedor-geral no estado. Também trabalha como professor universitário. Aos 65 anos, chega ao STJ no lugar de Jorge Mussi, que se aposentou. Silva integrava a lista de quatro nomes apresentados pelo STJ a Lula.


  • José Afrânio Vilela

Para ocupar uma vaga dos tribunais estaduais aberta pela morte de Paulo de Tarso Sanseverino, em abril, Lula optou pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais José Afrânio Vilela. Aos 62 anos, ele também integrava a lista de quatro nomes apresentados pelo STJ ao petista.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.