Política

Senado vota nesta terça a PEC para criminalizar a posse de qualquer quantidade de droga

A análise será em primeiro turno. Antes da segunda rodada, haverá discussão

Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O Senado deve votar nesta terça-feira 16, em primeiro turno, a proposta de emenda à Constituição que criminaliza a posse de qualquer quantidade de droga, apresentada pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A PEC é pauta de uma sessão temática nesta segunda 15. Na terça, haverá a última sessão de discussão e, na sequência, deve começar a votação.

Propostas desse tipo precisam de cinco audiências de dicussão em plenário antes da deliberação em primeiro turno. Depois, passam por mais duas sessões de debate, antes da votação em segundo turno. Uma PEC é aprovada quando acatada por, no mínimo, dois terços dos senadores (54 votos) em cada uma das duas rodadas.

Trata-se, na prática, de mais uma ofensiva do Congresso Nacional sobre o Supremo Tribunal Federal (STF). A PEC passou a tramitar no momento em que a Corte julga a descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal.

No STF, o placar é de 5 votos a 3 pela descriminalização. No início de março, o julgamento foi suspenso por um pedido de vista do ministro Dias Toffoli.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo