Política

Transparência Internacional condena apoio de Moro e Dallagnol a Bolsonaro: ‘Desserviço’

Em nota pública, a organização aponta a existência de escândalos de corrupção no governo atual

Fotos: Reprodução Fotos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Transparência Internacional, organização sediada em Berlim que atua no combate à corrupção, divulgou uma nota em repúdio ao apoio do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos) e do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). 

O texto aponta que a dupla se elegeu com a narrativa da luta contra a corrupção, mas ao se aliar ao ex-capitão presta um desserviço ao País. 

“A Transparência Internacional Brasil lamenta profundamente que agentes que efetivamente atuaram no enfrentamento a imensos esquemas de corrupção empresarial e política, com ramificações em dezenas de países, emprestem sua imagem à promoção de forças políticas corruptas e autoritárias no Brasil”, diz a nota. “O discurso da luta contra a corrupção é sequestrado para viabilizar projetos autoritários de poder”.

O documento ainda aponta a existência de escândalos no governo atual. “Desde 2019, a Transparência Internacional vem documentando e denunciando inúmeros episódios de corrupção no governo Bolsonaro e as vastas evidências de crimes cometidos pelo próprio presidente da República e seus familiares”. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo