Política

‘Vai trazer os caras do túmulo de volta?’, debocha Mourão sobre tortura na ditadura

Vice-presidente comentou áudios de sessões do Superior Tribunal Militar em que os ministros da Corte reconhecem que presos políticos foram torturados

O VICE-PRESIDENTE HAMILTON MOURÃO. FOTO: ANTONIO CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Hamilton Mourão riu ao ser questionado sobre uma possível investigação relacionada às torturas cometidas por militares durante a ditadura no País.

“Apurar o quê? Os caras já morreram tudo, pô. [risos]”, afirmou nesta segunda-feira 18. “Vai trazer os caras do túmulo de volta?”.

A pergunta ao general se referia aos áudios, divulgados pelo jornal O Globo, de sessões do Superior Tribunal Militar (STM) em que os ministros da Corte reconhecem que presos políticos foram torturados no País.

Para o vice-presidente, a tortura durante o período ditatorial é coisa do “passado”. 

“História, isso já passou, né? A mesma coisa que a gente voltar para a ditadura do Getúlio”, acrescentou. “São assuntos já escritos em livros, debatidos intensamente. Passado, faz parte da história do País”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo