CartaExpressa

Valdemar diz não acreditar que Judiciário ‘vá fazer injustiça’ contra Bolsonaro em ação por inelegibilidade

O presidente do PL volta a defender o ex-capitão ao tratar do caso que será julgado pelo TSE

Foto: Mateus Bonomi/Agif/AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, voltou a defender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação que será julgada na semana que vem pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em publicação nas redes sociais nesta quarta-feira 14, Costa Neto disse que Bolsonaro “jamais cometeu um ato ilegal”.

“Não acredito que o Poder Judiciário vai fazer uma injustiça dessas com ele. Espero que cumpram a lei”, afirmou. “Bolsonaro cumpriu os quatro anos de mandato de maneira exemplar. Nunca vi um presidente ter um comportamento como o dele.”

Esse não é, entretanto, o entendimento do Ministério Público Eleitoral sobre o tema. Em abril, o órgão se manifestou a favor da inelegibilidade do ex-capitão. 

A ação, impetrada pelo PDT, investiga a conduta do então presidente em uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, na qual ele atacou sem provas o sistema eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar