Política

Viagens e foco em 2018 derrubam aprovação de Doria, diz Datafolha

Avaliação positiva da gestão cai 9 pontos e chega a 32%. Metade da cidade não votaria “de jeito nenhum” no empresário tucano para presidente

Para metade dos paulistanos, o prefeito viaja "mais do que deveria". Na foto, viagem de Doria à China, em julho
Apoie Siga-nos no

A popularidade de João Doria, prefeito de São Paulo, despencou entre os paulistanos após o tucano passar a flertar com uma candidatura à presidência e intensificar viagens e articulações políticas para 2018.

Segundo levantamento Datafolha divulgado no domingo 8, a gestão Doria é considerada ótima ou boa por 32% da população, uma queda de nove pontos com relação à última pesquisa feita pelo instituto, em junho. Agora, Doria faz uma gestão regular para 40% e ruim/péssima para 26%. Em junho, os índices eram de 34% e 22%, respectivamente.

Conhecido pelo marketing agressivo, o receituário neoliberal combinado com antipetismo e pela íntima relação com empresários, Doria também vê subir a rejeição a uma possível candidatura em 2018. Mais da metade dos paulistanos (55%) não votaria no tucano “de jeito nenhum”, ante 42% registrados na pesquisa anterior. Votariam em Doria com certeza 18% (antes eram 26%) e 24% talvez optassem pelo prefeito.

Leia Também:
Em sete meses, Doria sai de São Paulo três vezes mais do que Haddad
Bancado pelo setor imobiliário, plano de Doria para o centro é criticado

Apresentando-se como o rosto da “nova política”, o tucano venceu a guerra dentro do próprio partido e desbancou o impopular ex-prefeito Fernando Haddad (PT) ainda no primeiro turno da disputa eleitoral. Nove meses após a posse, porém, a gestão Doria está sendo uma decepção para 64% dos entrevistados, que acreditam que o prefeito está fazendo menos do que o esperado pela cidade. Nos bairros, o índice sobe para 75%. A população também não vê com bons olhos a relação entre Doria e o empresariado, considerada não transparente para 46%.

A maratona de viagens também parece testar a paciência do paulistano. Para metade deles, o prefeito viaja “mais do que deveria”, outros 40% acreditam que a frequência é adequada ao cargo. O morador de São Paulo acha que a agenda de Doria fora do município traz mais prejuízos do que benefícios (49%) para a cidade e 77% avaliam que a “globalização da prefeitura” beneficiam o prefeito pessoalmente. Em agosto, com apenas 7 meses de gestão, o tucano já havia superado em três vezes o ritmo de viagens do ex-prefeito no mesmo período. 

Criticado, Doria chegou a afirmar em agosto que não via problemas com as suas ausências na prefeitura, já que a tecnologia o ajudaria a ficar “ligado” na gestão da cidade. A pesquisa, porém, indica que os paulistanos não concordam com essa visão. 

Leia Mais:
João Doria, o surfista do antipetismo

Além disso, para 58% o empresário deveria continuar à frente da prefeitura, apesar de apenas 25% acreditarem que ele cumprirá o mandato. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo