Saúde

Brasil confirma 1º caso de reinfecção por coronavírus

A ocorrência foi em uma paciente de 37 anos, moradora de Natal, no Rio Grande do Norte

Representação criativa de partículas do vírus SARS-COV-2; Foto: NIAID Representação criativa de partículas do vírus SARS-COV-2; Foto: NIAID
Apoie Siga-nos no

O governo do Rio Grande do Norte confirmou, na noite de quarta-feira 9, o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do Brasil.  A ocorrência envolve uma mulher de 37 anos que mora em Natal, capital do estado.

De acordo com o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-RN), a paciente, que é profissional da saúde, apresentou um quadro de síndrome gripal em 17 de junho. Seis dias depois, testou positivo para a Covid-19. Em 11 de outubro, teve sintomas de novo e, ao fazer o exame, descobriu a reinfecção por coronavírus.

As amostras foram feitas na Paraíba e encaminhadas para análise no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Rio Grande do Norte, há outros cinco casos em investigação. Outros três foram investigados, mas não tinham viabilidade para análise.

A pasta informou que conta com um protocolo para investigação de possíveis casos de reinfecção desde o dia 20 de outubro.

Ministério da Saúde confirma

Na manhã desta quinta-feira 10, o Ministério da Saúde confirmou o caso.

“No último dia 9, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recebeu um relatório do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz/RJ – Laboratório de Referência Nacional para a Covid-19 no Brasil, – contendo os resultados laboratoriais de duas amostras clínicas de um caso suspeito de reinfecção da doença pelo coronavírus.  Conforme critérios estabelecidos na Nota Técnica Nº 52/2020-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, esses resultados laboratoriais permitem confirmar o primeiro caso de reinfecção no Brasil.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo