Saúde

assine e leia

Controle de suplementos

Um editorial da revista médica Jama defende a reforma da FDA e o controle de produtos que alardeiam a cura para variados males

Suplementos como o OxyElite Pro têm estimulantes proscritos no Brasil, mas é fácil consegui-los. Nas academias, eles são comuns. Foto: Receita Federal
Apoie Siga-nos no

Mudar a Food and Drug ­Administration (FDA) dos Estados Unidos para melhor controle de qualidade de suplementos alimentares, vitaminas, produtos cosméticos e testes diagnósticos médicos parece um sacrilégio. Assim como parece um sacrilégio mudar o que o mundo considera o padrão-ouro da avaliação e do controle de qualidade e de eficácia de remédios e tecnologia médica.

Mas, na realidade, a FDA ainda é muito falha e limitada em sua capacidade de avaliar produtos vendidos até em supermercados, com propaganda de resolverem todos os problemas de saúde da população, de câncer a artrose.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo